ESTE BLOG TEM POR FINALIDADE ABSORVER TODAS AS POSSÍVEIS INFORMAÇÕES,NO QUE DIZ RESPEITO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Austrália desenvolve terapia com céluas-tronco para curar cegueira

Pesquisadores da University of New South Wales, em parceria com hospital em Sidney (Austrália) desenvolveram uma terapia ocular baseada no uso de células-tronco que pode revolucionar o tratamento de problemas de visão causados por danos à córnea, como infecções, queimaduras ou quimioterapia. Normalmente, esses problemas só podem ser corrigidos mediante transplante de tecidos vindos de um doador morto.
Segundo os pesquisadores, o método é barato e minimamente invasivo. Ele consiste na retirada de algumas células-tronco do olho do próprio paciente que durante dez dias são "cultivadas" sobre uma lente de contato dentro de uma solução, onde crescem e se multiplicam. Após este período, a lente é aplicada sobre o olho do paciente, através de um procedimento rápido no hospital. Ao longo de algumas semanas, as células-tronco da lente migram para a superfície do olho, de onde irão colonizar e reparar a córnea do paciente.
O chefe da pesquisa, Dr. Nick Di Girolamo, disse, em declaração ao jornal The Australian, que três pacientes já foram tratados com o novo método. Dois deles, considerados legalmente cegos, agora conseguem ler as letras grandes em uma tabela de optotipos (as letras de exame de vista). O terceiro paciente, que já conseguia ler a primeira fileira de letras, agora tem visão considerada boa o suficiente para tirar uma carteira de motorista.
Vale ressaltar que a nova técnica ainda não repara problemas de visão originados por danos ao nervo óptico, que impedem o envio de informações do olho para o cérebro.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário