ESTE BLOG TEM POR FINALIDADE ABSORVER TODAS AS POSSÍVEIS INFORMAÇÕES,NO QUE DIZ RESPEITO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO.

domingo, 25 de outubro de 2009

Células-tronco regeneram tecido pulmonar

Fonte: American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, 01/08/2003

Pela primeira vez, pesquisadores demonstraram que o transplante de células-tronco de humanos adultos resulta na regeneração celular espontânea do tecido pulmonar danificado.

Publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, o estudo também confirma resultados de pesquisas que sugerem que as células-tronco derivadas da medula óssea e do sangue possuem a capacidade de se transformarem nos mais diferentes tecidos humanos.

"Muitos dos tecidos do corpo que se supõem se regenerarem localmente podem, de fato, serem substituídos por células tronco circulante depois do transplante das células-tronco derivadas do sangue ou hematopoiética", diz o principal autor do estudo Benjamin Suratt, M.D., professor assistente de medicina e pesquisador do Vermont Lung Center, na University of Vermont College of Medicine.

"Esta descoberta é digna de nota não apenas por ser uma novidade como um mecanismo regenerativo do pulmão, mas também pela vasta implicação terapêutica sobre inúmeras doenças pulmonares".

De acordo com Suratt, as descobertas indicam que as células-tronco circulantes vão até o tecido do órgão e reparam o dano, o que pode ter um grande impacto em tratamentos de doenças devastadoras, como a enfisema e a fibrose cística.

No momento, Suratt e colegas estão examinando que outros tipos de células podem se diferenciar e gerar células de tipos diferentes, e se essas células podem ser usadas para tratar a fibrose cística.

http://emedix.uol.com.br/not/not2003/03ago01pne-ajrccm-scs-pulmao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário