ESTE BLOG TEM POR FINALIDADE ABSORVER TODAS AS POSSÍVEIS INFORMAÇÕES,NO QUE DIZ RESPEITO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Empresa pede teste de células-tronco em humanos nos EUA

20/11/2009 - 10h26

PUBLICIDADE

da France Presse, em Chicago
A terapia com células-tronco embrionárias deu mais um passo para a fase clínica na quinta-feira (19), depois que cientistas norte-americanos anunciaram ter solicitado ao governo a aprovação de testes em seres humanos.

O programa, com autorização solicitada pela empresa Advanced Cell Technology (sede em Massachusetts, nordeste), diz respeito a 12 pacientes que correm risco de perder a visão, devido à doença de Stargardt, uma das formas mais comuns de cegueira juvenil

O tratamento consistiria numa injeção única de células da retina derivadas de células-tronco embrionárias.

Estudos realizados previamente em cobaias mostraram que este tratamento permitiria deter a degradação da visão, sem gerar efeitos secundários, explicou Robert Lanza, cientista da Advanced Cell Technology.

O mecanismo consiste em substituir as células da retinas perdidas --chamadas epitélio pigmentário retinal ou EPR--, que possuem os fotorreceptores necesários para a visão.

Os testes terapêuticos poderão começar já no início do próximo ano, se a FDA --a agência americana de controle de medicamentos-- der sua aprovação, explicou Lanza.

É a segunda solicitação de autorização para realizar testes clínicos com células-tronco embrionárias nos Estados Unidos.

A primeira, uma terapia para reparar lesões na medula espinhal, está pendente, pelo menos até o terceiro trimestre de 2010, informou recentemente a empresa californiana Geron, autora da petição.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u655213.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário