ESTE BLOG TEM POR FINALIDADE ABSORVER TODAS AS POSSÍVEIS INFORMAÇÕES,NO QUE DIZ RESPEITO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cuba avança no estudo das células-tronco

20/05/2009 ·

O subdiretor de pesquisas do Instituto de Hematologia e Imunologia de Cuba, Porfirio Hernández Ramírez, informou que mais de 500 pessoas fizeram tratamento com células-tronco no país desde 2004 e que o método será estendido.

Durante uma coletiva de imprensa à margem de um congresso sobre o assunto, Ramírez explicou que o tratamento, feito principalmente em pacientes com problemas de insuficiência arterial crônica, apresentou “bons resultados”.

“Cuba está entre os países da América Latina que mais avançaram no emprego deste método. Obtivemos resultados favoráveis com o tratamento e o estenderemos gradualmente aos hospitais de todo o país”, anunciou o subdiretor.

Explicando que existem dois tipos de células-tronco, as embrionárias e as adultas, o especialista ressaltou que as primeiras, capazes de se transformarem em qualquer tipo de célula, requerem métodos de laboratórios muito sofisticados e têm como desvantagens criar problemas éticos, religiosos e políticos.

“Nas experiências com animais, provocaram uma alta porcentagem de tumores”, expôs Ramírez.

Segundo o subdiretor, em Cuba as células-tronco adultas são usadas somente “para regenerar tecidos, empregando células que geralmente são obtidas da medula óssea, a partir de transplantes de medula”.

“Antes acreditávamos que as células-tronco adultas regeneravam somente de tecidos específicos: as de sangue, só reconstruíam células de sangue, as de fígado, só fígado. Mas hoje sabemos que existem células-tronco capazes de formar outros tecidos”.

O método de células-tronco usado em Cuba é baseado na extração de sangue do próprio paciente, adicionando-se o denominado Fator Estimulador de Colônias de Granulócitos, usado para diferenciação de células.

As células-tronco são separadas e, posteriormente injetadas nos músculos das pernas ou na artéria femoral do paciente, de acordo com Ramírez.

FONTE: http://outroladodanoticia.wordpress.com/

Um comentário:

  1. gostaria muito de conseguir o contacto desse medico,o meu filho tem hipopituitarismo e hipoplasia do nervo optico e essa é a nossa esperança de tratamento para ele

    ResponderExcluir