ESTE BLOG TEM POR FINALIDADE ABSORVER TODAS AS POSSÍVEIS INFORMAÇÕES,NO QUE DIZ RESPEITO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EMEDIX - CÉLULAS-TRONCO

Notícias Janeiro de  2007
Cientistas descobrem nova fonte de células tronco prontamente disponível
Fonte: Nature Biotechnology , 07/01/2007

Cientistas descobriram uma nova fonte de células tronco e a usou para criar células de músculo, osso, gordura, vaso sangüíneo, nervo e do fígado em laboratório. Os cientistas isolaram células tronco do fluído amniótico que cerca o embrião.
"Nossa esperança é que essas células forneçam uma fonte valiosa para reparo do tecido e criação de órgãos também,"disse Anthony Atala, M.D, pesquisador sênior e diretor do Institute for Regenerative Medicine da Wake Forest University School of Medicine.
Atala anunciou a inovação realizada com colegas do Wake Forest University School of Medicine e Harvard Medical School.
Atala e colegas descobriram que um pequeno número de células tronco no fluído amniótico - estimado em 1% - pode dar origem a muitos dos tipos de células especializadas do corpo humano. Os cientistas acreditam que as células tronco recentemente descobertas, às quais eles deram o nome de células tronco derivadas do fluído amniótico (AFS), podem representar um estágio intermediário entre células tronco embrionárias e células tronco adultas. Elas têm marcadores consistentes para ambos os tipos celulares.
Atala disse que começou o trabalho há sete anos atrás e que levou todo esse tempo para se certificar que tinha células tronco verdadeiras. Essas células são capazes de auto-renovação extensiva, uma propriedade definidora das células tronco. Elas também podem ser usadas para produzirem uma ampla variedade de células que podem ser valiosas para tratamento.
Uma vantagem das células AFS para possíveis aplicações médicas é a sua disponibilidade imediata. O artigo descreve como as células foram coletadas de espécimes de fluído amniótico obtidas para amniocentese, um procedimento que examina células nesse fluído para diagnóstico pré-natal de certas doenças genéticas. Células tronco similares foram isoladas "pós-nascimento" da placenta e outras membranas que são expelidas depois do parto.
Além de serem facilmente obtidas, as células AFS podem crescer em grande quantidade pois normalmente dobram a cada 36 horas. Elas também não requerem direção de outras células (chamadas "feeders") e não produzem tumores, que podem ocorrer com alguns outros tipos de células tronco. Os cientistas observaram que células especializadas geradas a partir das células AFS incluíram todas as três classes de células encontradas no embrião em desenvolvimento -chamadas ectoderma, mesoderma e endoterma. Com sua grande flexibilidade e potencial de crescimento, as células AFS se assemelham a células tronco embriônicas, que se acredita serem capazes de gerar todo tipo de célula adulta.
"A completa variedade de células que podem ser geradas pelas células AFS precisa ser determinada,"disse Atala "Até então, fomos bem sucedidos com todo tipo de célula que tentamos produzir a partir dessas células tronco. As células AFS podem produzir também células maduras que atendem testes de função, o que sugere seu valor terapêutico.
Os testes funcionais incluíram implantar células neurais criadas a partir de células AFS dentro de camundongos com uma doença cerebral degenerativa. As células cresceram e repovoaram as áreas doentes. Além disso, células ósseas produzidas a partir das células tronco foram usadas com sucesso para aumentar o tecido ósseo em camundongos, e células do fígado ficaram capazes secretar uréia que é produzida a partir da amônia.
O potencial para gerar uma ampla variedade de tipos de células maduras é a razão pela qual muitos cientistas acreditarem que células tronco podem substituir células danificadas e tecidos em condições como danos na medula espinhal, diabetes, doença de Alzheimer e derrame.

FONTE: http://emedix.uol.com.br/not/not2007jan07gen-sah-~celulastronco.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário