ESTE BLOG TEM POR FINALIDADE ABSORVER TODAS AS POSSÍVEIS INFORMAÇÕES,NO QUE DIZ RESPEITO AS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Avaliação da migração e integração de células-tronco mesenquimais ao tecido retiniano lesado
Dr. Leonardo Torquetti Costa - Universidade Federal de Minas Gerais/BH - 2009

Estudo experimental em ratos Wistar

RESUMO

Objetivo: Avaliar a migração, integração e diferenciação retiniana de células-troncomesenquimais (CTM) injetadas na cavidade vítrea de ratos portadores de lesões retinianas.

Métodos: Ratos Wistar adultos submetidos a múltiplas lesões retinianas por meio do YAGlaser foram submetidos à injeção intravítrea de células-tronco mesenquimais marcadas comDAPI (4',6-diamidino-2-phenylindol) e Quantum Dot. Em duas, quatro e oito semanas otecido retiniano lesado/tratado foi estudado com a finalidade de se avaliar a migração,integração e diferenciação retiniana.

Resultados: As células injetadas na cavidade vítrea sobreviveram na retina por pelomenos 8 semanas e quase todas CTM migraram para a retina neural, principalmente nascamadas nuclear externa e interna e camada de células ganglionares. Uma pequenaquantidade de células foi encontrada no espaço sub-retiniano. A análise imunohistoquímicados tecidos lesados / tratados após oito semanas mostrou que a maioria das células injetadasexpressou rodopsina (marcador para fotorreceptores), parvalbumina (marcador para célulasbipolares e amácrinas) e GFAP (marcador de células gliais). As células injetadas nãoexpressaram a pancitoqueratina, que é a marcadora de células do epitélio pigmentar daretina. Ocorreu difusão do DAPI para células de camadas adjacentes da retina

Conclusão: Células-tronco injetadas na cavidade vítrea migraram para o sítio de lesão. Não é possível afirmar se ocorrem diferenciação e incorporação de células-troncomesenquimais na retina de ratos após injeção intravítrea destas células, pois a difusão doDAPI dificulta a interpretação dos resultados.

Comentário CCB:

A recuperação de nervos periféricos através de células-tronco, já é uma realidade. Para os nervos dos olhos e dos ouvidos, as experiências já estão avançada.

http://www.ccb.med.br/noticias/13_12_09.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário